A maioria dos brasileiros sonha em conhecer destinos como os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. O que pouca gente sabe é que é possível conhecer esses e outros destinos em uma única viagem e ainda se encantar com um percurso lindo e cheio de belezas naturais.
Estamos falando da Rota das Emoções, um percurso de 900 quilômetros de estrada que inclui atrações turísticas de três Estados: Ceará, Maranhão e Piauí. São três áreas de proteção ambiental, o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).
O tempo ideal para aproveitar ao máximo essa viagem são 10 dias. Então se programe para não precisar deixar nada para trás! Você pode iniciar seu roteiro pelos lençóis, que são a parte mais aventureira da viagem e seguir a rota até chegar em Jeri, onde você vai poder ficar por conta de relaxar!
Começando pelo estado do Maranhão, ao desembarcar no aeroporto de São Luís, você pode aproveitar e curtir um dia por lá ou ir direto para Barreirinhas, cidade dos lençóis Maranhenses, situada a 255 km da capital. Algumas atrações imperdíveis do estado incluem:
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Rio Preguiças
- Circuito Lagoa Azul - Circuito Lagoa Bonita
- Circuito Praias e Pequenos Lençóis de Tutóia
Chegando no estado do Piauí, você precisará se locomover para Ilha Grande, cidade que detém boa parte do Delta do Parnaíba. Chama-se Delta porque o Rio Parnaíba se abre em diversos canais e forma braços de rios que correm para o mar. Entre esses canais são formadas as ilhas. Essa é considerada uma das mais belas paisagens do mundo. Você não pode deixar de conhecer:
- Delta do Parnaíba - Revoada dos Guarás
- Lençóis Piauienses
- Praias do litoral leste do Piauí
- Barra Grande
Para fechar com chave de ouro, você chegará ao Ceará. Sua aventurá pelo estado terá como ponto de partida Camocim e as praias de Curimãs, Bitupitá e Pontal das Almas. Em seguida, você terá como parada obrigatória :
- Lagoas de Camocim
- Chaval / Barroquinha
- Tatajuba e Mangue Seco (Guriú)
- Jericoacoara
- Lagoa do Paraíso
- Praias de Trairi
- Fortaleza
Melhor época para viajar: o ideal é você conseguir pegar os lençóis bem cheios e isso quer dizer que você deve escolher um período próximo ao da época das chuvas. A estação chuvosa ocorre durante o 1º semestre do ano e dá uma trégua entre os meses de julho e setembro. Essa é época que considero ideal. A partir de outubro as lagoas começam a diminuir e consequentemente perdem parte do seu encanto.
Como chegar e se locomover: considerando que seu roteiro se inicia no Maranhão, você recisará pegar um vôo da sua cidade até São Luis. A partir daí você pode alugar um carro e seguir por conta própria ou fechar um pacote com uma agência especializada nesse trajeto.
- Vantagens do pacote: praticidade. Você paga tudo de uma vez no cartão de crédito e faz toda a viagem com a mesma empresa, sem se preocupar com deslocamentos ou hotéis.
- Desvantagens do pacote: Você não tem flexibilidade, fica condicionado aos horários e passeios pré-determinados pela agência.
- Vantagens de ir por conta própria: flexibilidade. Você pode priorizar os passeios que quer fazer, escolher seus hotéis, horários e duração da estadia em cada lugar.
- Desvantagens de ir por conta própria: você precisa ficar atento à contratação de todos os passeios e transfers, para não correr o risco de ficar sem conhecer alguma atração importante.
Para concluir, independente da forma como você fizer o passeio, ele será incrível e você provavelmente vai se arrepender de não ter feito antes. O mais importante é você se atentar a todos os detalhes a fim de garantir uma viagem única e tranquila! E se precisar de uma mãozinha, a Couples programa tudo para você e contrata todos os serviços necessários. Assim, você não precisará se preocupar com nada além de curtir ao máximo a sua aventura!
Imagens: @rotadasemocoesbrasil, @jericoacoara, @deltadorioparnaíba / isabelle.fabre
תגובות